Lula e Filippe Júnior em Diadema, nesta sexta. Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou sua participação nas campanhas eleitorais do segundo turno, reservando sua agenda desta sexta-feira (18) e do fim de semana para apoiar candidatos petistas em São Paulo e cidades vizinhas.
A estratégia tem como objetivo fortalecer as candidaturas de apadrinhados políticos, como Guilherme Boulos (PSOL) e prefeitos de cidades do ABC paulista, como Diadema e Mauá. Na sexta-feira, Lula marcou presença em dois comícios no ABC paulista, iniciando sua agenda em Diadema ao lado do prefeito e candidato à reeleição, Filippe Júnior (PT).
O presidente exaltou a gestão do prefeito, chamando-o de “um dos melhores prefeitos do país” e mencionando que considerou nomeá-lo para o Ministério das Cidades. Fillipe disputa o segundo turno contra Taka Yamauchi (MDB), após obter 45,09% dos votos válidos no primeiro turno, contra 47,39% de Yamauchi.
Durante o comício, Lula também fez uma comparação entre sua própria gestão e a de Filippe, afirmando que ambos enfrentaram grandes desafios ao reassumirem cargos de comando após governos que, segundo ele, deixaram o país e a cidade “desmontados”.
“A gente não escolhe alguém para cuidar dos nossos filhos que a gente não confia. Da mesma forma, no dia 27, vocês vão escolher mais do que um prefeito, vão escolher alguém para cuidar de vocês e de seus filhos”, disse Lula, destacando a importância da eleição municipal.
Mais tarde, ainda na sexta-feira, Lula participou de um comício em Mauá, ao lado do prefeito Marcelo Oliveira (PT), que concorre à reeleição contra Atila Jacomussi (União Brasil). Oliveira liderou o primeiro turno com 45,13% dos votos válidos, contra 35,56% de Jacomussi.
A estratégia de Lula para o segundo turno vai além de comícios. No sábado (19), ele acompanhará Boulos em duas caminhadas por bairros periféricos de São Paulo, em São Mateus (Zona Leste) e Grajaú (Zona Sul). Essas regiões, densamente povoadas, são consideradas cruciais para o resultado das eleições na capital paulista, onde ele está em segundo lugar nas pesquisas, 18 pontos percentuais atrás de Ricardo Nunes (MDB), conforme dados do Datafolha.
No primeiro turno, Lula participou de comícios com Boulos, mas, desta vez, a campanha aposta nas caminhadas para promover maior proximidade entre o presidente e os eleitores.
Antes de focar nas campanhas paulistas, Lula esteve presente em outros estados. Na quinta-feira (17), participou de um comício em Camaçari, Bahia, em apoio a Luiz Caetano (PT), e já havia marcado presença em Fortaleza e Natal, onde candidatos petistas disputam o segundo turno.
Apesar do esforço, a participação de Lula nas campanhas eleitorais deste fim de semana pode ser uma das últimas antes do pleito. No domingo (20), o presidente embarca para a Rússia para a cúpula dos BRICS e só retornará na sexta-feira, às vésperas da votação.
Lula não deve comparecer a campanhas de outros candidatos petistas no segundo turno, como Maria do Rosário (Porto Alegre) e Lúdio Cabral (Cuiabá), priorizando o Nordeste, onde o PT tradicionalmente tem forte desempenho eleitoral.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário