"O lema da presidência brasileira será “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, disse o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (23) o lema da presidência brasileira à frente dos Brics, que será "Fortalecendo a cooperação do sul global para uma governança mais inclusiva e sustentável". A revelação ocorreu durante sua participação na 16ª Cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia, via videoconferência, devido à recuperação de um acidente doméstico sofrido no último sábado (19). O Brasil assumirá a presidência rotativa do BRICS em 2025.
Lula destacou a intenção do Brasil de reafirmar o papel dos Brics na luta por um mundo multipolar, enfatizando a necessidade de relações menos assimétricas entre os países.” Na presidência brasileira do BRICS, queremos reafirmar a vocação do bloco na luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países”, disse o presidente.
As atividades da presidência brasileira no bloco deverão se intensificar no primeiro semestre de 2025, uma vez que o Brasil será o anfitrião da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no segundo semestre. A expectativa é que as discussões se concentrem em temas fundamentais, como a promoção de políticas que garantam um desenvolvimento sustentável e a colaboração entre as nações do sul global.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário