quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Irã tem o maior arsenal de mísseis do Oriente Médio

O país disparou cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel
Foguetes voam no céu, em meio a hostilidades transfronteiriças entre o Hezbollah e Israel, vistos de Tel Aviv, Israel, 1º de outubro de 2024 (Foto: REUTERS/Ammar Awad)


 O estudo “Missile Threat”, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, aponta que o Irã tem o maior e mais diverso arsenal de mísseis do Oriente Médio, informa o G1. Na última terça-feira (1º), o país disparou cerca de 200 mísseis balísticos em direção a Israel, em uma resposta aos ataques israelenses contra o Hezbollah no Líbano e o aumento nas tensões no Oriente Médio.

Um levantamento feito por um órgão do governo dos Estados Unidos mostra que o Irã tem cerca de 3 mil mísseis de variados tipos. Um deles é o Fattah, um míssil hipersônico com alcance de aproximadamente 1.400 quilômetros e que pode chegar a uma velocidade cinco vezes superior à do som. O exército iraniano informou que disparou um míssil fattah que destruiu um radar antimísseis de Israel.

Segundo o relatório Balanço Militar 2024, feito pelo Instituto Internacional de Estudos de Segurança (IISS), a indústria de defesa do Irã é bem desenvolvida na área de mísseis. “A indústria doméstica [do Irã] alcançou um alto grau de proficiência na produção de certos tipos de armamentos avançados, como mísseis balísticos e de cruzeiro, mísseis anti-tanque guiados, drones e mísseis superfície-ar”, diz o relatório.

Outro importante míssil iraniano é o Ra’ad, também conhecido como Hatf-VIII Ra’ad, que possui um alcance de cerca de 350 km. Este míssil de cruzeiro é projetado para ser lançado do ar e é capaz de transportar tanto ogivas convencionais quanto nucleares.

O Soumar é um míssil de cruzeiro de longo alcance, com um alcance entre 2.000 e 3.000 km, baseado no modelo russo Kh-551. Ele pode transportar ogivas convencionais e possivelmente nucleares e recebeu o nome em homenagem à vila iraniana que sofreu um ataque químico durante o regime de Saddam Hussein.

Os mísseis balísticos de curto alcance incluem o Shahab-1, que tem um alcance aproximado de 300 km e é uma variante iraniana do míssil russo Scud-B1, capaz de carregar ogivas convencionais e químicas. O Shahab-2, com alcance de cerca de 500 km, é uma atualização do Shahab-1, projetado para transportar uma única ogiva de até 770 kg, podendo ser equipada com ogivas convencionais ou químicas.

Outra opção é o Tondar-69, que tem um alcance de aproximadamente 150 km e é derivado do míssil chinês CSS-8 (M-7), podendo carregar uma carga de 190 kg. O Fateh-110, por sua vez, tem um alcance entre 200 e 500 km e pode carregar uma ogiva química ou explosiva de até 500 kg. O Fateh-313, que atinge 500 km, é conhecido por sua maior precisão.

A variante Qiam-1 do Shahab-2, que tem um alcance entre 700 e 800 km, pode carregar uma ogiva de 750 kg, sendo altamente explosiva e potencialmente nuclear. O Zolfaghar, com alcance de 700 km, é projetado para carregar ogivas de submunições, permitindo atingir múltiplos alvos simultaneamente.

Os mísseis de médio alcance, como o Sejjil, alcançam 2.000 km e podem carregar uma ogiva de até 700 kg. O Emad, com alcance entre 1.500 e 1.700 km, é capaz de transportar uma ogiva de até 750 kg, nuclear ou convencional, com precisão de até 500 metros do alvo.

O Shahab-3, que tem um alcance aproximado de 1.300 km e é baseado em tecnologia da Coreia do Norte, pode carregar ogivas de até 1.200 kg, incluindo opções nucleares, químicas ou de submunições. Por fim, o Khorramshahr é um míssil que pode alcançar entre 2.000 km e 3.000 km e é capaz de carregar uma ogiva de até 1.800 kg, também derivado de um modelo norte-coreano.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário