Homens brancos representam 65% dos concorrentes, totalizando 67 dos 102 candidatos que disputam o segundo turno neste domingo
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a composição dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições de 2024 no Brasil revela uma clara desigualdade de representação. Homens brancos representam 65% dos concorrentes, totalizando 67 dos 102 candidatos, com idades variando entre 26 e 80 anos, destaca o site Congresso em Foco.
Embora os homens brancos dominem a corrida eleitoral, o número não reflete a diversidade da população brasileira, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é composta em cerca de 25% por esse grupo. O PL se destaca como o mais representativo, com 14 candidatos brancos, seguido pelo Partido dos Trabalhadores PT com nove, e União, MDB e PSD, que possuem sete cada.
Entre as candidaturas masculinas, a distribuição racial é igualmente desigual: 17 candidatos se autodeclaram pardos, dois pretos e um amarelo. A predominância de homens brancos se estende também às 15 capitais que terão segundo turno, onde eles somam 60% dos candidatos. No primeiro turno, todos os 11 prefeitos eleitos nas capitais eram homens, sendo nove brancos e dois pardos.
Nos 51 municípios com segundo turno, apenas 15 mulheres estão na disputa, sendo dez brancas, quatro pardas e uma preta. A única mulher autodeclarada preta concorrendo é Janad Valcari (PL-TO), que se apresenta à prefeitura de Palmas. As mulheres constituem 51% da população brasileira, de acordo com o IBGE.
Fonte: Brasil 247 com informações do Congresso em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário