domingo, 27 de outubro de 2024

Evandro Leitão (PT) é eleito prefeito de Fortaleza nas Eleições 2024

Candidato petista foi eleito em segundo turno com 50,38% dos votos neste domingo (27)

Evandro Leitão, candidato a prefeito de Fortaleza (Foto: Facebook, Reprodução)
Evandro Leitão (PT), candidato a prefeito de Fortaleza (Foto: Facebook, Reprodução)

Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza, capital do Ceará, nas Eleições 2024. Ele teve 50,38% dos votos válidos no segundo turno da disputa, ocorrido neste domingo (27), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A médica Gabriella Aguiar (PSD) será a vice-prefeita.

Leitão disputou a eleição acirradamente com André Fernandes (PL), que recebeu 49,62% dos votos válidos no pleito. A diferença entre os candidatos foi de pouco mais de 10 mil votos.

Evandro Leitão tem 57 anos e possui formação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). É servidor público de carreira e auditor concursado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

O novo prefeito eleito está no terceiro mandato como deputado estadual e atualmente presidente a Assembleia Legislativa do Ceará. Atuou como secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social na gestão do ex-governador Cid Gomes (então PDT) e foi líder do governo do petista Camilo Santana na Assembleia Legislativa. Também é conhecido por ter sido presidente do Ceará, clube atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro.

Já Gabriella Aguiar (PSD), que será a vice-prefeita, é médica geriatra e também atua como deputada estadual, em primeiro mandato. É de família tradicional na política, com o pai Domingos Filho tendo sido vice-governador do Ceará. Também atua como professora de Geriatria e integra o corpo clínico de hospitais de Fortaleza.

Ele vai suceder o atual prefeito José Sarto (PDT), do grupo do ex-governador e ex-presidenciável Ciro Gomes. Sarto concorreu à reeleição, mas terminou apenas em terceiro lugar, ficando de fora do segundo turno. PT e PDT tiveram uma aliança de vários anos no Ceará, mas pela segunda vez estiveram separados nas eleições. Em 2022, os dois partidos já haviam lançado candidatos ao governo do Estado, com os petistas levando a melhor ao eleger Elmano de Freitas.

Fonte: NSCTotal


Nenhum comentário:

Postar um comentário