O Ministério da Saúde informou que fará novas entregas nesta semana
Os estoques de vacinas contra a Covid-19 do Sistema único de Saúde (SUS) estão com escassez ou ausência total de doses em diversos estados e municípios, informa a Folha de S. Paulo. A oferta de imunizantes caiu após o governo federal perder imunizantes pelo fim da validade e reduzir entregas de doses. A escassez ainda é maior para o modelo destinado ao público com menos de 12 anos.
O governo do Rio Grande do Sul afirmou que não recebe esse tipo de vacina desde junho, enquanto Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará disseram que o Ministério da Saúde enviou em julho o último lote para crianças. Também relataram escassez de vacinas os governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás e Maranhão. Paraná e Mato Grosso do Sul disseram que, além da falta de estoque estadual, todos os municípios estão sem vacinas.
O Ministério da Saúde informou que fará novas entregas nesta semana, mas não confirmou o cronograma nem quantas doses cada estado irá receber. A pasta inseriu a vacinação contra Covid no calendário de vacinação infantil e havia planejado distribuir 70 milhões de doses atualizadas neste ano, mas, até o momento, entregou apenas 8 milhões de imunizantes da Moderna, adaptados à variante XBB. Dados do próprio ministério indicam que cerca de 3,1 milhões dessas vacinas já foram aplicadas.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário