Presidente russo enalteceu laços históricos com Maduro e reafirmou parceria estratégica entre os dois países
Putin e Maduro em Moscou 25/9/2019 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS (Foto: Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS)
Durante uma reunião à margem da cúpula do Brics em Kazan, o presidente russo Vladimir Putin classificou o líder venezuelano Nicolás Maduro como um "sócio confiável" de Moscou, destaca a agência AFP. O encontro chamou a atenção por ocorrer entre dois dos países mais sancionados pelo Ocidente nos últimos anos. Putin destacou que a Venezuela é um parceiro tradicional e importante da Rússia, não apenas na América Latina, mas no cenário global, mencionando a cooperação mútua em diversos projetos.
Maduro, que inicialmente não tinha a intenção de comparecer à cúpula, mudou seus planos de última hora. O líder chavista reiterou o interesse de seu país em estreitar os laços com a Rússia e com o bloco Brics, apesar da resistência de membros como o Brasil, que expressou suas reservas por meio de Celso Amorim, assessor internacional da Presidência. O desejo da Venezuela de ingressar no Brics é uma das pautas que Maduro defende em sua agenda internacional.
Em sua primeira viagem oficial ao exterior desde sua reeleição em julho, Maduro afirmou que a Venezuela está avançando em temas cruciais e se disse pronto para fortalecer a cooperação com Moscou. “Estamos a progredir em muitas questões. A Venezuela conseguiu recuperar a sua economia com os seus próprios esforços (...) toda a nossa delegação está preparada para avançarmos nas questões de cooperação bilateral”, disse Maduro, sem entrar em detalhes.
Fonte: Brasil 247 com agência AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário