domingo, 27 de outubro de 2024

Em disputa apertada, Marroni (PT) é eleito prefeito de Pelotas

Cerca de 1.200 votos garantiram a vitória ao candidato do PT na disputa contra Perondi, do PL

Fernando Marroni. Foto: Luiza Castro/Sul21

Em uma disputa apertada até o final, Fernando Marroni (PT) venceu as eleições municipais em Pelotas neste domingo (27). Ele obteve 50,36% dos votos válidos contra 49,64% de Marciano Perondi (PL). Desde 1996, em apenas uma eleição o PT não foi para o segundo turno na cidade do sul do Estado. Isso ocorreu em 2016, quando a candidata do partido foi Miriam Marroni.

Segundo o cientista político Renato Della Vechiao, a saúde foi o principal tema da eleição em Pelotas. A criação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a finalização de um novo hospital estiveram na pauta, assim como a melhoria da infraestrutura dos bairros periféricos e o transporte urbano. A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio também se fez presente no debate eleitoral, com a discussão em torno das áreas de atuação da construção civil e o impacto disso no meio ambiente, mas apesar da seriedade do tema, ele não é central na disputa eleitoral.

A disputa em Pelotas também foi marcada pela decisão dos eleitores de nem mesmo levar ao segundo turno o candidato da atual prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB). Fernando Estima terminou em terceiro lugar. Com o resultado do primeiro turno, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou apoio ao candidato petista. O gesto foi seguido três dias depois pelo governador Eduardo Leite (PSDB), durante entrevista para o canal de televisão CNN. Adversários históricos do PT, ambos justificaram os apoios fazendo alusão ao caráter democrático de Marroni e sua capacidade de melhor governar a cidade.

Fernando Marroni foi eleito prefeito de Pelotas pela primeira vez em 2000, além de ter concorrido em 1996, 2004, 2008 e 2012. Ele terá como vice Dani Brizolara, do PSOL.

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário