quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Em Curitiba, bolsonarista Cristina Graeml quer participação de Marçal no segundo turno

Jornalista Cristina Graeml enfrenta o atual-vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que também é ligado a Jair Bolsonaro, na disputa pela prefeitura

Cristina Graeml (Foto: Reprodução / Instagram)


Ligada a um partido de pequeno porte e com pouco tempo de televisão, a jornalista Cristina Graeml (PB) causou surpresa ao conquistar 31,2% dos votos do eleitorado em Curitiba, garantindo sua vaga no segundo turno, onde enfrentará o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), que também é ligado a Jair Bolsonaro (PL). Segundo o jornal O Globo, o apoio do ex-coach e empresário de extrema direita Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Pouco antes do primeiro turno, Marçal gravou um vídeo para Cristina, que alcançou cerca de 12 mil visualizações nas redes sociais. “De todo o meu coração, essa mulher guerreira está passando pela mesma coisa que eu. Esse mandato é do povo, a liberdade não tem dono. É uma mulher conservadora, de direita, vamos virar esse jogo aí em Curitiba”, diz Marçal no video.

A poucos dias da eleição, Cristina também divulgou um vídeo de uma conversa com Jair Bolsonaro (PL), que havia indicado o ex-deputado Paulo Martins para compor a chapa de Pimentel. Contudo, a gravação com Bolsonaro não teve o mesmo impacto que o apoio de Marçal, gerando apenas um quarto dos compartilhamentos.

A boa relação de Bolsonaro com ambos os candidatos pode ter contribuído para a ascensão de Cristina ao segundo turno. Além disso, a recente crise envolvendo Pimentel, causada por reportagens do portal Metrópoles que relataram coerções a funcionários da prefeitura para doações à sua campanha, trouxe um novo fôlego à candidatura da bolsonarista.

Para o segundo turno, os assessores de Cristina planejam intensificar a imagem de antissistema, uma estratégia que também é evocada por Marçal. As redes sociais têm sido um ativo valioso para a candidata, que conta com 648 mil seguidores no Instagram, enquanto Pimentel possui apenas 70 mil.

Diante desse cenário, o vice-prefeito decidiu recalibrar sua estratégia e trocar de marqueteiro. Juca Pacheco, que atuou durante o primeiro turno, foi substituído pelo argentino Jorge Gerez, conhecido por seu trabalho em campanhas do governador Ratinho Júnior (PSD). Ainda de acordo com a reportagem, a troca teria sido recomendada pelo chefe estadual, evidenciando a pressão sobre Pimentel para melhorar sua performance na reta final da campanha.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário