Ricardo Nunes no debate da Band
No debate da Band, Ricardo Nunes tentou culpar o governo federal pelo apagão em São Paulo, que já dura quatro dias. Nunes se esquivou da responsabilidade de podar árvores e afirmou que a prefeitura já podou “600 mil árvores”.
A Zona Sul de São Paulo, a mais afetada pelo apagão causado pela tempestade de sexta-feira, lidera os pedidos de poda , com 42,8 mil solicitações entre janeiro e junho deste ano. Dos dez bairros que mais requisitaram o serviço por meio do telefone 156, sete estão localizados nessa região. Os dados são da própria prefeitura, que disponibiliza essas informações através de sua plataforma de dados abertos.
Os bairros que mais solicitaram a poda e remoção de árvores foram Saúde, Vila Mariana, Jabaquara, Ipiranga, Sacomã, Pirituba, Santo Amaro, Campo Limpo, Mooca e Vila Matilde. Embora a Zona Leste seja a região que mais registrou pedidos, a Zona Sul foi a segunda com o maior número de solicitações.
A poda e remoção de árvores foi o sexto serviço mais solicitado no portal SP 156, totalizando 42.827 pedidos. Os serviços mais requisitados foram tapa-buracos (72.757), emissão de cartão de estacionamento para idosos (72.637), remoção de entulho e grandes objetos em via pública (65.055), abordagem social a pessoas em situação de rua devido a altas temperaturas (62.891) e vistoria de focos de dengue (52.007). A prefeitura não divulgou quantos desses pedidos foram atendidos.
Além da falta de eletricidade, a tempestade provocou a morte de sete pessoas e causou diversos transtornos em serviços públicos e no comércio. Até as 14h de segunda, 400 mil clientes ainda estavam sem energia.
De acordo com a última atualização da Prefeitura, feita no sábado (12), foram registradas 386 quedas de árvores após o temporal. Muitas delas caíram sobre a fiação, danificando a rede elétrica e contribuindo para o apagão.
A Enel Distribuição informou que a Zona Sul foi a mais atingida, especialmente nos bairros de Jabaquara, Santo Amaro, Pedreira e Campo Limpo. Além dos danos nas redes de baixa tensão, 17 linhas de alta tensão e 11 subestações foram desligadas durante a forte chuva.
Segundo a empresa, os danos nas redes de alta tensão foram solucionados no sábado, mas os reparos nas redes de baixa tensão, que sofreram impactos severos e dispersos, ainda envolvem a substituição de cabos, postes e outros equipamentos.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário