Candidato do PSD ficou com 57,6% dos votos válidos e teve 140 mil votos a mais que a candidata do PMB
Eduardo Pimentel (PSD): de vice-prefeito de Rafael Greca a novo chefe do Poder Executivo em Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)
Eduardo Pimentel (PSD) será o prefeito de Curitiba pelos próximos quatro anos (2025-2028). Neste domingo (27 de outubro), ele derrotou nas urnas, em segundo turno, a candidata Cristina Graeml (PMB). Com isso, terá a oportunidade de dar sequência ao trabalho que vinha sendo feito por Rafael Greca (PSD), que comandou a cidade nos últimos oito anos, sempre com Pimentel como seu vice.
Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSD terminou o pleito com 57,64% dos votos válidos (531.029 votos). Cristina, por sua vez, teve 42,64% (390.254 votos).
Perfil de Pimentel
Aos 40 anos de idade (nascido em 21 de setembro de 1984), Eduardo Pimentel conta com passagens pelos setores públicos e privados. É formado em Administração e pós graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com módulo em Nantes (França). Sua grande inspiração na política, já declarou em diversas ocasiões, é o avô Paulo Pimentel, ex-governador do Paraná.
Antes de ser eleito prefeito, atuou como diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR); vice-prefeito; secretário municipal de Obras Públicas; e secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná.
Além disso, também é casado com a publicitária e empresária Paula Mocellin Slaviero e pai de três filhos: Luca, Eduarda e Leonardo.
Disputa começou acirrada e terminou com vantagem ‘tranquila’
No primeiro turno, Pimentel já havia ficado em primeiro lugar, com 33,51% dos votos válidos (313.347 votos). No entanto, só conseguiu ultrapassar Graeml já na reta final da apuração (quando mais de 80% das urnas já haviam tido seus resultados conferidos) e não obteve uma vantagem tão expressiva – ela somou 31,17% dos votos válidos, com 291.523 eleitores optando pela candidata do PMB.
Já neste domingo, o cenário foi bem diferente – seguindo o que já haviam apontado as pesquisas eleitorais divulgadas na véspera do pleito, inclusive. Pimentel liderou a disputa desde o início da apuração e manteve sempre uma boa distância em relação à concorrente, sendo declarado matematicamente eleito com menos de 93% das urnas apuradas.
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário