domingo, 6 de outubro de 2024

Eduardo Paes é reeleito no 1º turno com 60,26% dos votos no Rio de Janeiro

Eduardo Paes. Foto: Divulgação

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6) para um novo mandato de quatro anos, vencendo no primeiro turno com 60,26% dos votos válidos. Com 93,66% das urnas apuradas, ele superou seu principal adversário, Alexandre Ramagem (PL), que obteve 31,07% dos votos, sem necessidade de segundo turno.

Essa é a quarta vez que Eduardo Paes é eleito prefeito da capital fluminense, reforçando sua longa trajetória política no Rio de Janeiro. Após administrar a cidade de 2009 a 2016, ele voltou ao cargo em 2020 e, agora, conquista mais um mandato, reforçando sua popularidade e capacidade de liderança. Sua ampla vantagem já havia sido prevista nas pesquisas de intenção de voto.

Alexandre Ramagem, delegado da Polícia Federal e ex-diretor da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), foi o principal oponente de Paes, alcançando 31,07% dos votos.
Alexandre Ramagem. Foto: Divulgação

Mesmo com o apoio de figuras de peso, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), Ramagem não conseguiu levar a disputa para o segundo turno. Tarcísio Motta (PSOL) ficou em terceiro lugar, com 4,16%.

A eleição no Rio de Janeiro refletiu o cenário de polarização política observado em todo o Brasil. Eduardo Paes contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Ramagem recebeu o suporte de Jair Bolsonaro e de Cláudio Castro, consolidando a disputa entre as duas maiores forças políticas do país.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário