Aeronave do governo faz parada técnica em Lisboa antes de chegar ao Brasil na quinta-feira (10)
Insumos médicos doados para o Líbano enviados do Brasil são descarregados em Beirute no mesmo avião que traz os brasileiros (Foto: FAB / Divulgação)
Decolou de Beirute nesta quarta-feira (9), o terceiro voo de resgate da Operação Raízes do Cedro trazendo 218 brasileiros e seus familiares para o Brasil. A bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, estavam também 11 crianças de colo e cinco animais domésticos. O voo fará uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na manhã de quinta-feira, 10 de outubro. O governo brasileiro coordena a operação por meio do Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com a Embaixada do Brasil no Líbano.
Além do resgate dos brasileiros, o KC-30 transportou mais de sete toneladas de insumos médicos e humanitários para o Líbano, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação e outros ministérios. Essa operação faz parte do esforço contínuo do Brasil para apoiar a população afetada pela crise no Oriente Médio. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a expectativa é de que a operação se expanda, visto que cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país.
A chegada dos repatriados ao Brasil conta com uma força-tarefa para garantir o acolhimento e a assistência imediata. Equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Força Nacional do SUS e do Ministério da Justiça trabalham para identificar e atender as necessidades dos brasileiros. O governo federal flexibilizou também as regras para a entrada de animais domésticos, facilitando a vinda dos pets junto às famílias.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário