Furacão Oscar deixou seis mortos e regiões como Guantánamo ainda sofrem com falta de eletricidade
Após quatro dias de apagão total, mais de 70% da população cubana teve o fornecimento de eletricidade restabelecido, informou o Ministério de Energia e Minas nesta terça-feira (22), conforme publicação do Uol. O colapso do sistema elétrico foi causado pela passagem do furacão Oscar e uma pane na principal usina termoelétrica do país. Oscar, rebaixado posteriormente para tempestade tropical, deixou seis mortos e causou destruição significativa na província de Guantánamo, no leste da ilha. As autoridades continuam os esforços para restaurar o serviço nas áreas mais afetadas.
O presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que as forças armadas lideram as operações de resgate nas regiões mais devastadas, especialmente nos municípios de San Antonio del Sur e Imias, onde inundações inéditas dificultam o acesso. Em Baracoa, os ventos do furacão destruíram telhados e derrubaram postes e árvores. Enquanto 95% da região oeste já recuperou a energia, províncias como Guantánamo e Santiago de Cuba ainda enfrentam dificuldades no fornecimento, com baixa disponibilidade elétrica.
A crise agravada pelos apagões também afetou serviços essenciais como água e gás, o que levou a protestos isolados em Havana.
Fonte: Brasil 247 com informações do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário