quinta-feira, 31 de outubro de 2024

“Como se estivessem rasgando uma folha de papel”, diz Anielle Franco sobre frieza dos depoimentos dos assassinos de Marielle

“Cada foto, cada áudio, cada depoimento marca muito a gente", disse a ministra

Anielle Franco (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)


A família de Marielle Franco chegou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (31), para o segundo dia do julgamento dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, réus confessos pelo assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, informa O Globo. A ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, falou sobre a frieza dos depoimentos dos assassinos no primeiro dia de julgamento.

“Cada foto, cada áudio, cada depoimento marca muito a gente. A maneira como os assassinos falavam sobre os detalhes (do crime), como se estivessem rasgando uma folha de papel, isso mexeu muito com a gente. Saímos daqui mais de meia-noite, passamos uma noite apreensiva por tudo, e estamos aqui hoje com a esperança de que a gente tenha a sentença. O significado de justiça para a gente nunca vai estar completo, mas é importante essa resposta, para a sociedade, para a democracia brasileira, com o sentimento de que alguma coisa vai mudar a partir do caso da Mari”, disse.

Após mais de 13 horas de sessão na quarta-feira, o julgamento é retomado na manhã desta quinta. A audiência desta etapa incluirá as alegações finais, momento em que acusação e defesa apresentam suas teses para os jurados. O Ministério Público iniciará a argumentação, sustentando a acusação de duplo homicídio triplamente qualificado contra Lessa e Queiroz, pedindo a pena máxima de 84 anos. A defesa terá a oportunidade de contestar, e réplicas e tréplicas são permitidas antes da decisão final dos jurados.

Além da acusação de duplo homicídio triplamente qualificado — incluindo os agravantes de motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa das vítimas — os réus também respondem por tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle e única sobrevivente do atentado.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário