Candidato em debate na TV Vila Real. Foto: Reprodução
O deputado federal bolsonarista Abílio Brunini (PL) foi eleito o novo prefeito de Cuiabá neste domingo (27), segundo projeções do Datafolha, que indica sua vitória sobre o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Brunini, um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, recebeu forte apoio do atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União).
A campanha de Brunini foi marcada por um tom de enfrentamento e pela exploração da imagem de figuras do PL, como Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele apresentou o partido como o único representante da direita no estado, embora tenha conseguido alianças apenas com o Novo, PRTB e DC com lema: “Me chamam de louco porque não podem me chamar de corrupto” e a frase “Vote no louco”.
Durante o segundo turno, Brunini se consolidou como um forte candidato, obtendo o respaldo de importantes lideranças da direita, incluindo os deputados federais Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. A estratégia de Brunini também incluiu deslegitimar o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que enfrentava desgaste, associando-o ao adversário Lúdio Cabral.
Por sua vez, Lúdio Cabral contou com o apoio de empresários do agronegócio, como Elusmar Maggi, do Grupo Bom Futuro. Maggi incentivou a população a votar em Cabral, pedindo apoio de amigos e familiares em um esforço para conquistar eleitores. Além disso, Cabral atraiu a aliança do PSD, sob a liderança do senador licenciado e ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
Abílio Brunini terá como vice-prefeita a tenente-coronel da PM, Vânia Costa, e sua esposa, Samantha Iris (PL), foi eleita vereadora com a maior votação para a Câmara de Cuiabá. Essa combinação de suporte familiar e político foi fundamental para sua campanha vitoriosa.
Com 40 anos e formação em arquitetura e urbanismo, Brunini iniciou sua carreira política em 2016, quando foi eleito vereador pelo PSC. Após romper com o prefeito Emanuel Pinheiro em 2017, ele se tornou um opositor e, em 2020, se lançou como candidato a prefeito, chegando ao segundo turno, mas perdendo para Pinheiro. Em 2022, ele migrou para o PL e foi eleito deputado federal, intensificando sua trajetória política em direção à prefeitura de Cuiabá.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário