"Sou mãe, avó, cientista, mulher de fé e, a partir de hoje, presidente do México”, disse Sheinbaum
Sputnik - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, recebeu o “bastão de comando” dos povos indígenas no dia 1º de outubro em seu primeiro ato público, onde leu seus 100 compromissos de governo diante de milhares de seguidores na praça principal da capital, o Zócalo, em frente ao Palácio Nacional, sede do Executivo federal.
“Convocamos nossos antepassados, avôs, avós, para que, com sua sabedoria, conhecimento, experiência, orientem o caminho de nossa presidente, Dra. Claudia Sheinbaum Pardo , que a iluminem de luz, para que seu projeto de trabalho possa ser realizado com a força do universo", disse uma liderança indígena no evento.
Em seu discurso, Sheinbaum comprometeu-se a apoiar a reforma constitucional do Poder Judiciário que foi aprovada pelo Congresso por iniciativa do seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador , com o propósito de erradicar a corrupção e garantir a independência dos juízes e magistrados.
Um dos 100 compromissos - como os assumidos pelo seu antecessor em 2018 - é submeter-se a um referendo de revogação de mandato em 2027, que foi estabelecido durante o governo da chamada ‘Quarta Transformação’ .
“Sou mãe, avó, cientista, mulher de fé e, a partir de hoje, presidente do México”
“Não haverá reeleição em nenhum cargo popular e zero nepotismo”, afirmou.
A lista de compromissos inclui também a continuação dos trabalhos do anterior Governo e a implementação das políticas do seu antecessor, que agora chama de “o segundo andar da ‘Quarta Transformação’ ”.
“Estou aqui para me comprometer com vocês, para dizer ao povo do México nesta praça maravilhosa, coração do país onde tantas vezes nos encontramos com Andrés Manuel López Obrador e continuaremos nos encontrando, que não vou falhar com vocês", disse a presidente Sheinbaum.
A Quarta Transformação é o nome do movimento oficial considerado como a consumação de três grandes transformações históricas do país latino-americano em 200 anos, desde a Independência do México , as reformas liberais do século XIX, e a Revolução Mexicana de 1910.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário