Uma frente fria deve ganhar força e trazer chuvas significativas
Com o ciclone que se formou no Oceano Atlântico se afastando para alto-mar, uma frente fria deve ganhar força e trazer chuvas significativas para o Centro-Sul do Brasil durante o fim de semana. De acordo com informações da Climatempo, o sistema não avançará diretamente pela costa do Sul e Sudeste, e a expectativa é que já nesta sexta-feira (25) o fenômeno se desloque para longe da costa.
Segundo Caetano Mancini, meteorologista da Tempo OK e mestre em meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a mudança de cenário é impulsionada pelo afastamento do ciclone, que permitirá à frente fria causar chuvas intermitentes na região. "No fim de semana, o risco de tempestades será bem menor. O que deve predominar é mais aquela chuva intermitente", explica o especialista. As informações são do portal Tempo OK.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o leste do Rio Grande do Sul, boa parte do Paraná e de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro poderão registrar volumes de chuva de até 100 milímetros por dia. Para essas regiões, o Inmet emitiu um aviso meteorológico "laranja", indicando a possibilidade de chuvas classificadas como "perigosas".
Formação de um corredor de umidade
Além da frente fria, o Inmet aponta que a combinação dos ventos na atmosfera favorecerá a formação de um corredor de umidade que deverá se estender da Amazônia até o Sudeste. Essa condição é um indício do possível surgimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno responsável por manter o tempo instável e provocar altos volumes de precipitação nessas regiões.
Para que a ZCAS seja oficialmente caracterizada, é necessário que o canal de umidade se mantenha ativo por ao menos quatro dias consecutivos. Ainda assim, Mancini ressalta que é cedo para afirmar que o fenômeno se configura desta forma: "Ainda não estamos classificando o evento como ZCAS porque não entendemos que deve ser persistente o suficiente para que ela seja configurada".
Queda nas temperaturas
Com a chegada da frente fria, espera-se uma queda gradual nas temperaturas de diversos estados do Centro-Sul. Após um período de calor intenso, os termômetros devem registrar máximas mais baixas ao longo do fim de semana. Em São Paulo, a previsão é de máxima de 26°C no sábado (26), caindo para 20°C no domingo (27). No Rio de Janeiro, a diferença é ainda mais expressiva: o sábado promete temperaturas de até 34°C, enquanto no domingo os termômetros devem marcar em torno de 24°C.
No Sul do país, a previsão é de um domingo mais frio, com máximas que não ultrapassam os 17°C em Curitiba e 23°C em Florianópolis.
Sistema de alertas do Inmet
O Inmet, que está sob a administração do Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o "Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos". Esse sistema é responsável pela emissão de "avisos meteorológicos", categorizando os fenômenos climáticos em três níveis de intensidade: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Importante ressaltar que esses avisos são independentes dos alertas oficiais usados pela Defesa Civil em situações de risco para a população, emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Para quem deseja acompanhar as mudanças no tempo e as temperaturas previstas para os próximos dias, é aconselhável monitorar os avisos emitidos pelo Inmet e se preparar para possíveis variações climáticas, especialmente nas regiões afetadas pela frente fria e pelo corredor de umidade que está se formando.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário