sábado, 19 de outubro de 2024

China tem confiança para realizar a meta de crescimento de 5% do PIB deste ano

Estas turbulências não afetam a confiança das empresas estrangeiras na China


CMG – As autoridades chinesas divulgaram no dia 18 estatísticas sobre a economia do país nos primeiros três trimestres deste ano. Segundo as informações, o PIB chinês atingiu 94,97 trilhões de yuans, aumentando 4,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Vale ressaltar que o crescimento da economia chinesa parece estar desacelerando, pois o PIB aumentou 5,3%, 4,7% e 4,6% no primeiro, segundo e terceiro trimestres respectivamente. No entanto, este é um fenômeno normal, porque a recuperação da economia mundial está mais fraca do que o esperado, e os conflitos geopolíticos são frequentes.

Estas turbulências não afetam a confiança das empresas estrangeiras na China. Dias atrás, a Apple, empresa americana, concluiu seu laboratório de pesquisa de aplicações em Shenzhen. Em setembro, a Audi, empresa alemã, anunciou o plano para criar o maior layout de produtos da sua história para o mercado chinês. A GE Healthcare, outra empresa americana, também declarou que vai dobrar seu investimento em P&D na China nos próximos três anos.

Para as transnacionais, a China agora não é apenas uma grande feira de vendas, e sim também um palco de inovação. Com a formação acelerada das novas forças produtivas de qualidade, a taxa de crescimento do valor agregado da indústria manufatureira de alta tecnologia da China foi 3,3 pontos percentuais maior do que o aumento do valor de agregado da indústria geral nos primeiros nove meses deste ano. Além disso, a produção e o consumo das energias eólica, nuclear e fotovoltaica também mantiveram um crescimento rápido.

O relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual revela que o índice de inovação da China subiu mais um lugar no seu ranking e chegou agora ao 11º lugar.

Atualmente, a 136ª Feira de Cantão está sendo realizada em Guangzhou, e muitos indicadores bateram novos recordes históricos. A 7ª Exposição Internacional de Importação da China será inaugurada no dia 5 do próximo mês. E muitos outros eventos internacionais também serão realizados na China neste ano. A aplicação das medidas de abertura elaboradas pela 3ª Sessão Plenária do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China traz mais oportunidade de desenvolvimento para empresas estrangeiras no país.

Contudo, mesmo com um ambiente externo menos favorável, a economia chinesa mostrou sua forte vitalidade e resiliência e tem a plena confiança para realizar o objetivo de crescimento de 5% neste ano.

Tradução: Luís Zhao

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário