segunda-feira, 14 de outubro de 2024

CGU abrirá auditoria sobre atuação da Aneel em meio à crise do apagão em São Paulo

Medida visa verificar se a agência monitorou o cumprimento das obrigações contratuais e o plano de contingência da distribuidora Enel SP

Controladoria-Geral da União (Foto: Reprodução/Controladoria-Geral da União)

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai anunciar ainda nesta segunda-feira (14) a abertura de um processo de auditoria para investigar a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diz a coluna de Daniela Lima, no g1. A medida visa verificar se a agência, que é responsável pela fiscalização do setor elétrico, cumpriu adequadamente suas obrigações de monitorar a Enel Distribuição SP, especialmente em relação ao cumprimento das obrigações contratuais e ao plano de contingência da empresa.

A Enel está no centro de uma crise que se intensifica em São Paulo. Nos últimos 11 meses, ocorreram três grandes apagões, sendo o mais recente iniciado na última sexta-feira (11), que afetou mais de 2 milhões de clientes, sendo que mais de 500 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica nesta segunda-feira.

Essa auditoria ocorre em um contexto de forte politização da crise energética, às vésperas do segundo turno das eleições municipais. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) acusou o atual prefeito Ricardo Nunes de negligência com a cidade e de leniência com a Enel.

Em resposta, Nunes culpou o governo federal, enquanto o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acusou o prefeito de propagar "fake news". A crise também expôs que a atual diretoria da Aneel foi nomeada durante o governo Jair Bolsonaro (PL), um aliado de Nunes na disputa eleitoral.

Fonte: Brasil 247 com informações da coluna da jornalista Daniela Lima, no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário