André Fernandes e Evandro Leitão, os candidatos de Fortaleza no 2° turno. Foto: reprodução
O instituto Quaest divulgou, nesta quarta-feira (23), mais uma pesquisa sobre as intenções de votos em Fortaleza, Ceará. Evandro Leitão (PT) descola do candidato bolsonarista e aparece com 44% das intenções de voto, enquanto André Fernandes (PL) registra 42%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que mantém os dois candidatos em uma disputa acirrada.
Os números apresentados referem-se à pesquisa estimulada, em que os eleitores são questionados sobre seus candidatos preferidos a partir de uma lista de opções. Comparando com a pesquisa anterior, Evandro Leitão cresceu um ponto percentual (de 43% para 44%), enquanto André Fernandes caiu de 43% para 42%. Eleitores indecisos representam 2% do total, e 12% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.
Além da pesquisa estimulada, o instituto Quaest também analisou as intenções de voto de forma espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Nesse cenário, a disputa é ainda mais equilibrada, com ambos os candidatos marcando 37% das intenções de voto. A pesquisa espontânea mostra que Fernandes caiu dois pontos em relação ao levantamento anterior, enquanto Leitão subiu dois pontos. Indecisos somam 22%, e brancos/nulos, 4%.
Lula e o candidato do PT em Fortaleza, Evandro Leitão. Foto: reprodução
Outro dado importante da pesquisa é a consolidação dos votos. Quando perguntados se a escolha de candidato já é definitiva, 84% dos entrevistados afirmaram que não mudarão de opinião até o dia da eleição. No entanto, 16% disseram que ainda podem alterar seu voto. Entre os eleitores do petista, 85% afirmam que a escolha é definitiva, enquanto entre os eleitores do bolsonarista esse número é ainda maior, 92%.
No que diz respeito à imagem dos candidatos, a pesquisa mostra que ambos possuem um índice positivo de reconhecimento entre o eleitorado. Tanto Leitão quanto Fernandes têm 49% de avaliação positiva. No entanto, 33% dos eleitores consideram ambos os candidatos de forma negativa. Ainda, 15% dos entrevistados disseram não conhecer Evandro Leitão, e 14% afirmaram o mesmo sobre André Fernandes.
Realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, a pesquisa entrevistou 900 eleitores presencialmente. O nível de confiança é de 95%, ou seja, há uma chance de 95% de que os resultados reflitam a realidade do eleitorado, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-04417/2024.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário