No entanto, o candidato do Psol ainda enfrenta uma desvantagem significativa, com 63 pontos percentuais a menos que Nunes entre os eleitores de Marçal
Presidente Lula em ato de campanha com o candidato a prefeito Guilherme Boulos e sua candidata a vice, Marta Suplicy, em São Paulo, SP, 05/10/2024 (Foto: REUTERS/Felipe Iruata)
Entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos), o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) agora está 7 pontos percentuais à frente de seu rival no segundo turno, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com um placar de 40% a 33%, revertendo uma desvantagem de 15 pontos em duas semanas. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (24).
Segundo o levantamento, na faixa etária de 25 a 34 anos, a vantagem de 20 pontos de Nunes desapareceu, resultando em empate técnico. A avaliação é que os jovens, eleitorado conquistado em parte pelo ex-coach de extrema-direita Pablo Marçal (PRTB), são influenciados por promessas de empreendedorismo e um comportamento mais impactante, como o que Boulos vem demonstrando, de acordo com análise publicada na Folha de São Paulo.
No entanto, Boulos ainda enfrenta uma desvantagem significativa, com 63 pontos percentuais a menos entre os eleitores de Marçal no primeiro turno (74% para Nunes contra 11% para Boulos), embora essa diferença tenha diminuído de um pico de 80 pontos.
Além disso, o Datafolha aponta que, entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, a vantagem do emedebista diminuiu de 27 para 17 pontos percentuais, ficando em 48% contra 31%
No cenário geral, o emedebista conseguiu 49% das intenções de voto, e o seu oponente, 35%. Outros 14% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. Os indecisos representaram 2% dos votos. Nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Nunes tem 58%, frente a 42% de Boulos.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário