sábado, 5 de outubro de 2024

Belo Horizonte: Engler, Fuad e Tramonte registram empate triplo em votos válidos no Datafolha

Na simulação de segundo turno, Engler teria dificuldade em vencer tanto Fuad quanto Tramonte

Belo Horizonte, MG (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


Na reta final para o primeiro turno das eleições em Belo Horizonte, a disputa para a prefeitura mostra um cenário acirrado entre Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD) e Mauro Tramonte (Republicanos). Com 26%, 25% e 23% dos votos válidos, respectivamente, os três candidatos aparecem tecnicamente empatados na última pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (5). A margem de erro é de dois pontos percentuais, o que reforça a imprevisibilidade do resultado. Engler, apoiado por Jair Bolsonaro, intensificou a campanha com fortes ataques a seus adversários e grande engajamento nas redes, enquanto Tramonte se manteve focado em sua base eleitoral nas áreas mais pobres da cidade. Fuad, atual prefeito, destacou suas realizações no cargo e contou com apoio de setores da esquerda em busca de um voto útil.

A pesquisa mostra Duda Salabert (PDT) com 10% dos votos válidos, enquanto Gabriel (MDB) mantém 8%, empatado com Rogério Correia (PT), com 5%. Carlos Viana (Podemos) tem 2% das intenções de voto, enquanto Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) não atingiram pontuação.

Na simulação de segundo turno, Engler teria dificuldade em vencer tanto Fuad quanto Tramonte, perdendo por 46% a 40% contra o prefeito e por 46% a 38% contra o apresentador de TV. O apoio de Bolsonaro não parece ser suficiente para garantir uma vitória para Engler, que também enfrenta a maior rejeição entre os eleitores, com 31%. Por outro lado, Tramonte mantém alta popularidade e baixa rejeição, apesar de críticas relacionadas à sua atuação como deputado estadual. A ausência de Fuad na maioria dos debates fez de Tramonte o principal alvo dos opositores, que buscaram desqualificar sua participação na política.

Com a eleição se aproximando, o quadro indica que os eleitores indecisos, que representam 4%, e os que pretendem anular ou votar em branco (5%), será crucial para definir quem avançará ao segundo turno ou, surpreendentemente, se algum candidato conseguirá a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.

O Datafolha entrevistou 1.674 eleitores em Belo Horizonte na sexta-feira (4) e neste sábado. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-05500/2024, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário