A aeronave fez deslocamentos por cerca de 4 horas para queimar combustível. O presidente e sua delegação iniciaram o retorno a Brasília
O avião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou pouco depois das 22h desta terça-feira (1) no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (NLU), que fica a um hora da Cidade do México. Após sofrer problema técnico na asa, a aeronave, que tinha pelo menos 16 pessoas, teve de retornar ao município mexicano, mas antes fez deslocamentos por cerca de 4 horas para queimar combustível e ficar mais leve para aterrissar. Existe um peso máximo para pouso e decolagem. Se ficar acima do permitido, alguma parte do avião pode bater na pista, danificando a estrutura do transporte aéreo. Interlocutores do presidente afirmaram que ele vai retornar ao Brasil em um avião reserva.
A Força Aérea Brasileira disse que os procedimentos de segurança foram adotados seguindo os protocolos e os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao aeroporto da capital do país.
O avião presidencial é um Airbus A319 de 20 anos, comprado por Lula em 2004 durante seu primeiro mandato. Desde então, a aeronave também transportou os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10)", relatou a FAB.
"Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília", acrescentou.
Mapa do avião presidencial. Foto: Reprodução / Eixo Político
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário