Atlético e River Plate voltam a medir forças pela Libertadores - desta vez, nas semifinais; saiba onde assistir, prováveis escalações e mais
Hulk, do Atlético, e Nacho Fernández, ex-Galo e hoje no River Plate(foto: Montagem com imagens de Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press e Divulgação/River Plate)
A noite desta terça-feira (22/10) reserva mais um capítulo marcante na história do Atlético. O Galo receberá o River Plate, gigante argentino, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A emoção terá início às 21h30 no primeiro duelo eliminatório entre os times pela semifinal da tradicional Copa Libertadores. A seguir, o No Ataque informa tudo que você precisa saber sobre a partida: onde assistir ao vivo, prováveis escalações, declarações e muito mais.
O Atlético segue sonhando com um ano mágico – tal qual o de 2021. Finalista da Copa do Brasil, o Galo também quer alcançar a decisão da Copa Libertadores para manter vivas as esperanças de erguer duas taças de peso na temporada.
O momento é positivo, e o clube alvinegro terá, como de costume, as arquibancadas como aliadas. Em menos de sete horas de vendas no último dia 11, a torcida do Atlético esgotou os ingressos para o confronto histórico na Arena MRV.
Dentro das quatro linhas, o time de Gabriel Milito chega motivado pela classificação à final da Copa do Brasil diante do Vasco. No último sábado (19/10), o Galo contou com golaço de Hulk para empatar com o Cruz-Maltino, por 1 a 1, e selar vaga na grande decisão contra o Flamengo – já que havia vencido o jogo de ida, em Belo Horizonte, por 2 a 1.
A trajetória do Atlético na Libertadores
A campanha alvinegra na Libertadores, até aqui, é marcada pela consistência. O Atlético foi o líder do Grupo G, com 15 pontos, e teve o segundo melhor desempenho da fase de grupos.
Nas oitavas de final, despachou o San Lorenzo, da Argentina, com empate fora de casa (1 a 1) e vitória na Arena MRV (1 a 0). Já nas quartas, reverteu vantagem do Fluminense após perder como visitante (1 a 0) e voltar a triunfar em seu estádio na capital mineira (2 a 0).
Campeão em 2013, o Galo quer voltar a conquistar o título mais importante do continente. Outrora sob a batuta de Ronaldinho Gaúcho, os alvinegros agora esperam do protagonismo de Hulk para avançar à finalíssima.
River Plate: adversário de peso global
Do outro lado, um dos gigantes do futebol mundial. Tetracampeão da Libertadores, o River Plate teve a melhor campanha da fase de grupos: os “Millonarios” lideraram o Grupo H, com 16 pontos.
Nas oitavas, o River eliminou o compatriota Talleres com duas vitórias: primeiro como visitante (1 a 0) e depois como mandante (2 a 1). Já nas quartas de final, o time de Buenos Aires despachou o Colo-Colo, do Chile, com um empate fora de casa (1 a 1) e uma vitória na Argentina (1 a 0).
Com quatro títulos, o River Plate divide com o Estudiantes-ARG o posto de quarto maior campeão da Libertadores – atrás apenas de Independiente-ARG (sete), do rival Boca Juniors-ARG (seis) e do Peñarol-URU (cinco). Novamente sob o comando de Marcelo Gallardo, os Millonarios vão em busca da “Glória Eterna” pela quinta vez.
No Campeonato Argentino, no entanto, o River vive momento oscilante. Há três jogos sem vencer, o clube é “apenas” o oitavo colocado na tabela de classificação, com 26 pontos.
Atlético guarda lembrança especial diante do River Plate
Em 2021, os times se enfrentaram pelas quartas de final da Libertadores. O Atlético fez história ao vencer o jogo de ida no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, por 1 a 0.
Na volta, com direito à exibição memorável e gol antológico de Zaracho, o Galo não tomou conhecimento dos Millonarios e voltou a triunfar – desta vez, por 3 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Posteriormente, o time mineiro seria eliminado na semifinal daquela edição pelo Palmeiras.
River Plate x Atlético: o jogo decisivo
O duelo de volta entre River Plate e Atlético será disputado no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. As equipes medirão forças a partir das 21h30 da próxima terça-feira (29/10), em busca de vaga na grande decisão. Peñarol-URU e Botafogo são os outros dois semifinalistas.
Atlético x River Plate: onde assistir ao vivo
O duelo de ida da semifinal da Copa Libertadores terá transmissão na TV fechada e também por serviço de assinatura na internet (streaming).
● ESPN
● Disney+
Atlético x River Plate: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela semifinal da Copa Libertadores. Saiba quem deve iniciar jogando na Arena MRV.
Atlético
O Atlético deve ter a mesma formação que empatou com o Vasco pela Copa do Brasil. De toda forma, existe a possibilidade de que o técnico Gabriel Milito opte por uma escalação mais “agressiva” para o jogo na Arena MRV.
Neste cenário, a tendência é que Guilherme Arana deixe o meio-campo e volte à função de origem pelo lado esquerdo, com Rubens saindo do time titular. Essa vaga seria preenchida pelo centroavante Deyverson, que complementaria a dupla Hulk e Paulinho no ataque mais uma vez.
Provável escalação do Atlético: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Rubens (Deyverson); Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk
Pendurado do Atlético: Alan Franco
Desfalques do Atlético: Zaracho (cirurgia para correção de hérnia do esporte na região inguinal), Bernard (ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)
River Plate
O River Plate dispõe de nomes importantes no elenco. Dois exemplos são o goleiro Franco Armani e o lateral-esquerdo Marcos Acuña, campeões do mundo com a Argentina em 2022, no Catar.
Um velho conhecido da torcida do Atlético é o meio-campista Nacho Fernández, que empilhou títulos pelo Galo em 2021 e 2022. Ele deve ser titular dos Millonarios na Arena MRV.
A grande dúvida na formação dos argentinos é se Marcelo Gallardo optará por uma formação com três zagueiros. Se isso ocorrer, o meio-campista Franco Mastantuono, de apenas 17 anos, deve deixar a equipe para a entrada do zagueiro Leandro González Pírez.
Provável escalação do River Plate: Armani; Bustos, Pezzella, Paulo Díaz e Acuña; Simón, Kranevitter, Nacho Fernández, Mastantuono (Pírez) e Colidio; Borja
Pendurados do River Plate: Franco Armani e Miguel Borja
Desfalques do River Plate: Santiago Beltrán (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Agustín Sant’Anna (acúmulo de líquido no joelho direito) e Rodrigo Aliendro (luxação no ombro esquerdo)
Atlético x River Plate: os personagens
Rodrigo Battaglia, zagueiro/volante do Atlético: “Vai ser um jogo histórico, importante. Já vinha falando antes: nessa fase, chegam os melhores times. Não é casualidade que nós estejamos na semifinal, que o River esteja na semifinal. Vai ser um confronto duríssimo. O River é um clube historicamente copeiro, mas nós estamos esperançosos. Vai ser um confronto muito lutado, muito disputado, e estamos preparados.
”Marcelo Gallardo, técnico do River Plate: “Claramente, vai ser uma partida muito dura. Temos que estar preparados. É uma série de dois jogos que não vai se encerrar nesta terça-feira. Entendendo a qualidade do rival e sabendo que são fortes no campo deles, temos que saber jogar a partida. Temos sido competitivos como visitantes e também seremos nesse jogo.”
Atlético x River Plate: arbitragem
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Lara (Chile)
Fonte: NoAtaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário