Polícia Federal investiga denúncias envolvendo ex-titular dos Direitos Humanos
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2), em relação às denúncias de assédio envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Ele foi demitido em setembro após as acusações ganharem destaque na mídia.
Anielle, que confirmou a colegas ter sido uma das vítimas, será ouvida no inquérito que está sendo conduzido de maneira sigilosa, autorizado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi iniciado após uma testemunha fornecer depoimentos que indicaram evidências suficientes para a abertura de uma investigação preliminar por parte da PF.
Além da apuração federal, o caso também está sob investigação do Ministério Público do Trabalho, em Brasília, e da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A ONG Me Too Brasil divulgou as acusações anonimamente, em resposta a uma reportagem publicada pelo portal Metrópoles, que já mencionava a ministra como uma das vítimas.
Silvio Almeida nega todas as acusações. Em nota divulgada após sua exoneração, ele afirmou que provará sua inocência e refutou as alegações de assédio. Durante sua gestão no Ministério dos Direitos Humanos, o órgão foi alvo de várias denúncias de assédio moral, além de uma série de pedidos de demissão. De acordo com uma reportagem publicada pelo UOL, os problemas de assédio começaram logo no início do mandato de Almeida, em janeiro de 2023.
Fonte: Agenda do Poder com informações do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário