domingo, 6 de outubro de 2024

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) avançam para o 2º turno em Fortaleza

Evandro Leitão e André Fernandes. Foto: Divulgação

O segundo turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza irá refletir a polarização política nacional, com a disputa entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), após uma das corridas eleitorais mais acirradas do Brasil. Os dois candidatos foram os mais votados neste domingo (6), deixando de fora nomes tradicionais, como o atual prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), que estiveram no segundo turno em 2020.

Evandro Leitão, de 57 anos, e André Fernandes, de 26, começaram a campanha eleitoral atrás nas pesquisas, mas viraram o jogo após o início da propaganda política. Essa reviravolta garantiu a eles a chance de disputar o segundo turno.

A polarização reflete o cenário nacional, com Evandro Leitão sendo apoiado pelo presidente Lula (PT) e André Fernandes recebendo o suporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos os líderes foram até Fortaleza para demonstrar apoio a seus respectivos candidatos, reforçando a importância dessa eleição no contexto político nacional.

Além do apoio de Lula, Evandro Leitão conta com grandes nomes da política cearense, como o ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, que é uma das figuras mais influentes do estado. O atual governador Elmano de Freitas (PT) e o senador Cid Gomes (PSB) também estão ao seu lado. Fernandes, por sua vez, conta com o apoio de Eduardo Girão (Novo), que já declarou seu suporte para o candidato do PL.
José Sarto e Capitão Wagner. Foto: Divulgação

Com a eliminação de José Sarto, aliado de Ciro Gomes, e Capitão Wagner, que disputaram o segundo turno em 2020, há incerteza sobre para onde irão os votos desses candidatos. Sarto, até o momento, não manifestou apoio a nenhum dos dois finalistas. Já Girão e outros candidatos derrotados, como George Lima (Solidariedade) e Tecio Lima (PSOL), indicam apoio a Leitão.

Durante a campanha, os candidatos usaram amplamente as redes sociais para promover seus ideais e atacar os adversários. José Sarto foi o candidato que mais investiu em impulsionamento de conteúdo no Instagram e no Facebook, com muitos dos anúncios focados em críticas ao petista Evandro Leitão.

Evandro Leitão é ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e, antes de se filiar ao PT, era do PDT. Ele migrou para o Partido dos Trabalhadores durante a janela partidária em abril para disputar a prefeitura, vencendo as prévias contra a ex-prefeita Luizianne Lins. Já André Fernandes é um bolsonarista de longa data e tenta sua primeira vitória no Executivo. Ele foi o deputado federal mais votado do Ceará nas eleições de 2022, com 229 mil votos.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário