Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), candidatos no segundo turno em São Paulo. Foto: reprodução
O instituto Real Time Big Data, contratado pela Record TV, iniciou nesta sexta-feira (11) a coleta de dados para uma nova pesquisa de intenções de voto sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo, entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Esta será a primeira pesquisa do instituto no segundo turno.
As entrevistas estão sendo realizadas entre sexta-feira e sábado (12). O resultado da pesquisa está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (14).
O objetivo da sondagem é avaliar se o retorno do horário eleitoral no rádio e na televisão influenciará as intenções de voto de Boulos e Nunes, já que, no segundo turno, ambos têm o mesmo tempo para veicular suas propagandas.
Na última pesquisa do Real Time Big Data, divulgada em 4 de outubro, antes do primeiro turno, Pablo Marçal (PRTB) liderava com 27% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos com 24% e Ricardo Nunes também com 24%. No entanto, o resultado das urnas foi diferente: Ricardo Nunes ficou com 29,48% dos votos válidos, Guilherme Boulos com 29,07%, e Pablo Marçal com 28,14%.
Além do Real Time Big Data, outros dois institutos já divulgaram pesquisas sobre o segundo turno em São Paulo nesta semana: Paraná Pesquisas e Datafolha.
A pesquisa estimulada do Paraná Pesquisas mostra Ricardo Nunes com 52,8% das intenções de voto e Guilherme Boulos com 39%. Na pesquisa espontânea, Nunes é citado por 35,3% e Boulos por 29%, enquanto 25,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Já a pesquisa Datafolha aponta Ricardo Nunes com 55% das intenções de voto e Guilherme Boulos com 33%. O levantamento ainda revela que 84% dos eleitores de Pablo Marçal declararam voto em Nunes, enquanto entre os votantes de Tabata Amaral, 50% apoiam Guilherme Boulos. Na pesquisa espontânea do Datafolha, Nunes aparece com 41% e Boulos com 29%.
Fonte: DCM
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