Chico Alencar critica articulação do governo e alerta sobre votação do PL de anistia na CCJ
Em entrevista ao programa Bom Dia 247, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) comentou sobre a votação do Projeto de Lei (PL) que anistia os presos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou novamente a apreciação do projeto, evidenciando a "obsessão do bolsonarismo" em aprová-lo.
"Eu estou me baseando na votação que houve do nosso requerimento de retirada de pauta. A votação foi de 30 contra a retirada e 12 a favor, ou seja, uma larga vantagem para os que querem manter essa proposta em pauta", afirmou Alencar. Ele destacou que, mesmo com a pressão do governo, a tendência é que o projeto retorne à discussão na próxima semana.
Para o deputado, o objetivo de aprovar o projeto é um movimento claro da extrema-direita. "É uma obsessão do bolsonarismo, esse salvo-conduto para aqueles que participaram das ações em janeiro", disse. Ele também criticou a base governista, apontando falhas na articulação para enfrentar a proposta. "O empenho do governo é muito ruim. Tenho obrigação de dizer isso."
Chico Alencar ressaltou a importância da mobilização popular para barrar o avanço do projeto, mas lamentou a falta de engajamento da sociedade. "A luta faz a lei, sabemos disso, mas infelizmente a mobilização em torno das questões constitucionais e do arcabouço democrático do país é pequena. A nossa cultura democrática ainda é muito tímida, muito desidratada."
Apesar das dificuldades, Alencar expressou uma leve esperança: "Não dá para cravar que eles vão aprovar com a mesma margem que vimos ontem. O projeto volta na terça-feira, e nós vamos fazer todo o possível para convencer os parlamentares. A gente tem uma leve esperança de vencer."
Assista:
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário