sábado, 26 de outubro de 2024

A 16ª Cúpula do BRICS marca o “crepúsculo da hegemonia dos EUA”, afirma professor sul-africano

O BRICS tornou-se agora o motor do crescimento global

Chefes de Estado na Cúpula do Brics, Kazan 2024 (Foto: Global Times )

A 16ª Cúpula do BRICS em Kazan foi um dos eventos políticos e diplomáticos globais mais importantes, sublinham vários especialistas à Sputnik. Nas suas palavras, ao atrair novos candidatos, o grupo marca o declínio da hegemonia americana e sublinha a rejeição do domínio e do unilateralismo no mundo.

“O grupo tornou-se agora o motor do crescimento global. (…) Este é talvez o lançamento oficial da ordem mundial multilateral e o declínio da hegemonia dos EUA”, destaca o principal professor e pesquisador da Universidade de Joanesburgo, Alexis Habiyaremye.

O especialista sublinha que a cúpula do BRICS em Kazan é “um dos eventos políticos e diplomáticos globais mais importantes” do ano de 2024.

“Os resultados consideráveis ​​não são apenas as iniciativas contidas na declaração final da cimeira, mas sobretudo o alinhamento estratégico de um grupo tão diverso e o brilho de poder que irradia ao atrair novos candidatos como a Turquia”, explica.

Ao contrário da antiga ordem hegemônica, o grupo BRICS aposta “na rejeição da dominação e do unilateralismo” e em iniciativas que “refletem uma distribuição mais equilibrada de poder e responsabilidades”, continua o analista.

“As estruturas internacionais ocidentais usaram ferramentas ocultas (…) e segredo tecnológico para manter a exploração colonial e saquear os países mais vulneráveis. As novas estruturas institucionais propostas na declaração final do BRICS devem contribuir para desmantelar este acordo injusto”, resume.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário