Candidato republicano sugere que uma derrota este ano pode ser definitiva para sua carreira política
O ex-presidente e candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao declarar no domingo (22) que “não acha” que concorrerá novamente em 2028, caso perca a eleição deste ano. “Não, não acho. Acho que será, será isso”, afirmou Trump à jornalista Sharyl Attkisson, em uma rara admissão sobre o fim de sua carreira política, de acordo com o Metrópoles.
A fala chamou a atenção de analistas políticos nos EUA, que enxergam o momento como inédito na postura de Trump. É a primeira vez que o ex-presidente, conhecido por suas acusações recorrentes de fraude eleitoral, admite publicamente a possibilidade de perder legitimamente uma eleição. Desde 2020, ele sustenta que uma eventual derrota sua só seria possível através de fraudes generalizadas, argumento que fomentou a invasão ao Capitólio por seus apoiadores no início de 2021.
Se Trump optar por não concorrer novamente em 2028, ele estará com 82 anos na próxima disputa presidencial, a mesma idade que o presidente Joe Biden completará ainda este ano. A idade avançada foi um dos principais fatores que levou Biden a desistir de buscar a reeleição, em meio a acusações de que estaria muito velho e com problemas de saúde para continuar exercendo o cargo.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário