segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Secretário de Haddad vê "irracionalidade" e "especulação mal feita" em críticas sobre situação fiscal

 

"O fato é que o fiscal se recuperou e tem superado as expectativas", disse Dario Durigan, garantindo que o governo persegue a meta de déficit fiscal zero

Dario Durigan (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Reuters - O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira que há incômodo na equipe econômica do governo em relação a uma "irracionalidade" na percepção de agentes econômicos sobre a gestão fiscal, citando "especulação mal feita" em meio a críticas de analistas sobre saídas criativas para contornar restrições das regras fiscais.

Em entrevista coletiva para comentar o relatório bimestral de receitas e despesas, Durigan disse não ser razoável que o esforço de recuperação fiscal feito pelo governo não seja reconhecido e argumentou que o acompanhamento das contas é feito com todo cuidado e com cálculo muito conservador.

"Há de fato um incômodo na equipe econômica quando a gente percebe uma irracionalidade na repercussão, quando se ignora alguns fatos da realidade e números que se apresentam. O fato é que o fiscal se recuperou e tem superado as expectativas", disse, ao defender que o governo trabalha para manter e cumprir a meta de déficit fiscal zero neste ano.

Segundo ele, o governo fez ajustes em suas projeções de forma a garantir que as contas de 2024 sejam fechadas "sem nenhum tipo de criatividade ou artifício" fora das regras fiscais.

Fonte: Brasil 247 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário