Candidatura ganhou força após a desistência de Marcos Pereira, alterando o cenário da disputa que tinha Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como favorito
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder da bancada do partido na Câmara, surgiu nesta semana como o principal candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa a partir de fevereiro de 2025. Motta, que tem apenas 34 anos e já conta com quatro mandatos como deputado, pode se tornar o mais jovem presidente da Câmara na história recente do Brasil.
A candidatura de Hugo Motta ganhou força após a desistência de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, em favor de Motta, alterando o cenário da disputa que até então apontava Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como favorito, destaca o Metrópoles.
Com trânsito entre diversos grupos políticos, Hugo Motta é visto como um nome de consenso na Casa, capaz de dialogar tanto com a direita quanto com a esquerda. Esse perfil o coloca em vantagem em um cenário de polarização política, ao oferecer uma opção de liderança moderada.
Apesar de jovem, Motta possui uma extensa trajetória marcada por fortes alianças e posições estratégicas. No início de sua carreira, integrou a chamada "tropa de choque" do ex-deputado Eduardo Cunha (PTB), sendo escolhido por ele para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investigou o governo Dilma Rousseff. No entanto, sua decisão de votar a favor do golpe contra a ex-presidenta ainda causa desconforto entre setores petistas.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário