sábado, 28 de setembro de 2024

Record endurece regras para 9° debate em SP e instala detector de metais

Os candidatos que participarão do debate da Record neste sábado: Boulos, Nunes, Marçal, Datena, Tabata e Marina. Foto: reprodução

Neste sábado (28), os candidatos à Prefeitura de São Paulo voltam a se encontrar para o 9º debate das eleições municipais. O evento ocorre em meio a um cenário de tensão, após dois casos de agressões entre membros das equipes e candidatos rivais.

De acordo com a Record TV, emissora responsável pela organização, todos os convidados serão submetidos a revistas com detectores de metais, como medida preventiva após os confrontos, e o jornalista Carlos Tramontina, que mediou o evento no Flow News, denunciar a presença de seguranças armados.


O incidente mais recente aconteceu no último debate, realizado no dia 23 de setembro, quando Nahuel Medina, sócio cinegrafista da campanha de Pablo Marçal (PRTB), agrediu Duda Lima, marqueteiro da campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). Antes disso, no dia 14 de setembro, José Luiz Datena (PSDB) também havia protagonizado uma cena de violência, desferindo uma cadeirada no ex-coach Pablo Marçal.

No encontro deste sábado, os seis candidatos com maior intenção de voto estarão presentes: Guilherme Boulos (PSOL), Datena, Marina Helena (Novo), Marçal, Nunes e Tabata Amaral (PSB). Medina, no entanto, não comparecerá. Em entrevista à colunista Raquel Landim, do UOL, ele afirmou que não participará dos próximos eventos.

Além disso, na sexta-feira (27), a Justiça concedeu uma medida protetiva a Duda Lima, determinando que o cinegrafista mantenha uma distância mínima de 10 metros do marqueteiro nos debates e de 300 metros em outras ocasiões.

As regras do encontro foram reforçadas pela emissora, e qualquer candidato que violar as normas será penalizado. Segundo o UOL, as campanhas foram informadas sobre o protocolo de segurança e sobre as consequências para quem descumprir as determinações.

De acordo com a Record, os candidatos que infringirem as regras serão advertidos, com perda de tempo nas considerações finais. Se houver quatro advertências, o candidato será expulso do debate. Embora, oficialmente, a emissora ainda não tenha divulgado os detalhes das regras ou do formato do evento.

A equipe de segurança foi ampliada, e cada candidato contará com um segurança desarmado. Além disso, cerca de 20 a 30 profissionais sem vínculos às campanhas estarão mobilizados durante o debate. Cada equipe poderá contar com três assessores dentro do estúdio e outros cinco em camarins reservados.

O debate está marcado para começar às 20h40, e os candidatos deverão chegar aos estúdios a partir das 18h30. A imprensa não terá acesso direto ao local e acompanhará o encontro de uma sala reservada para jornalistas. Essa medida também foi tomada para evitar possíveis tumultos e garantir que o foco se mantenha no conteúdo discutido pelos candidatos.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário