Neste sábado (14), a Polícia Federal prendeu Marcos Geleia Patriota, candidato a vereador em Céu Azul (PR), por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A prisão ocorreu em Cascavel (PR), e o candidato foi detido sob suspeita de associação criminosa. Ele foi encaminhado para Foz do Iguaçu, onde aguardará os próximos procedimentos.
A prisão de Marcos Geleia Patriota cumpre um mandado preventivo expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte da investigação sobre os ataques às sedes dos Três Poderes. O mandado, emitido em novembro de 2023, determinava que qualquer oficial de justiça ou autoridade policial deveria prender o candidato e recolhê-lo a uma unidade prisional.
Apesar de ter sido preso, a lei brasileira permite que pessoas com mandados de prisão preventiva em aberto possam concorrer a cargos públicos, desde que não tenham sido condenadas por sentença judicial ou por decisão de colegiado.
Antes da prisão, Marcos afirmou em entrevista ao g1 que havia sido preso em Brasília no dia seguinte à depredação dos Três Poderes e foi solto dez dias depois. Desde então, ele usava uma tornozeleira eletrônica para monitoramento.
Ao ser questionado sobre o mandado de prisão em aberto, Marcos afirmou desconhecer a ordem, que acabou resultando em sua prisão dias depois. A Polícia Federal deverá informar oficialmente o STF sobre a prisão, e o candidato será mantido sob custódia até novos desdobramentos.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário