sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Por que Marçal tem bom desempenho na Quaest e pior no Datafolha


O coach e candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal. Foto: Reprodução

 O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) apareceu com resultados conflitantes em duas pesquisas divulgadas nos últimos dias. Segundo levantamento da Quaest divulgado na quarta (11), ele tem 23% das menções, mas o Datafolha mostrou o coach com 19% das intenções de voto na capital paulista.

No primeiro levantamento, Marçal apareceu empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), que apareceram com 24% e 21%, respectivamente. O segundo, no entanto, apontou uma queda de 3 pontos percentuais do coach e os dois rivais isolados na liderança.

Ainda existe uma diferença na curva de progressão dos levantamentos. A Quaest indicava uma tendência de crescimento em ritmo menos intenso do que nas semanas anteriores, enquanto o Datafolha mostrou o coach estagnado e com um recuo dentro da margem de erro.

Candidatos à Prefeitura de São Paulo durante debate. Foto: Reprodução

As pesquisas foram feitas com dois dias de diferença, o que ajuda a explicar a discrepância. A Quaest fez as entrevistas entre domingo (8) e terça (10), enquanto o Datafolha ouviu eleitores entre terça e quinta (12).

Há outros motivos que justificam a diferença entre os dados, o que dificulta a comparação. A Quaest adota uma metodologia de pesquisas presenciais em domicílios, enquanto o Datafolha faz entrevistas em pontos de fluxo populacional nas cidades.

O tamanho da amostra das pesquisas também é diferente: o Datafolha costuma entrevistar entre 2.566 e 5.744 pessoas, enquanto a Quaest costuma conversar com uma média de 2.000 eleitores.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário