terça-feira, 3 de setembro de 2024

Perito é condenado por mentir em laudo sobre morte do filho de Alckmin

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin e seu filho, Thomaz, morto em acidente de helicóptero em abril de 2015. Foto: Reprodução

A Justiça condenou o perito Hélio Rodrigues Ramacciotti por inserção de informações falsas no laudo sobre as causas do acidente de helicóptero que morreu Thomaz Alckmin, filho do vice-presidente Geraldo Alckmin. O caso ocorreu em abril de 2015 e a decisão é da segunda instância da Justiça paulista.

Segundo o desembargador Marcelo Gordo, relator do caso, “houve omissões e distorções inaceitáveis no laudo, que influenciaram na apuração da causa do acidente”. A decisão cita informações falsas sobre o painel das chaves do helicóptero, o modelo e a certificação da aeronave.

O perito ainda prestou informações sobre exames que não foram realizados, de acordo com o magistrado. Ramacciotti foi condenado a três anos e um mês de prisão em regime aberto, mas a pena foi substituída pela prestação de serviços comunitários pelo mesmo período.

Além da pena, o perito também foi punido com perda de função pública. Em sua defesa, ele alegou que “jamais omitiu, distorceu ou falseou a verdade” e chamou a versão apresentada pelo Ministério Público na denúncia de “fantasiosa”. Ramacciotti ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário