segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Partido hondurenho Libre confirma apoio à presidente Xiomara Castro diante de ameaças de golpe

 

O partido Libre quer evitar a repetição do golpe de 2009 que derrubou Manuel Zelaya

Xiomara Castro (Foto: Reuters)

O partido hondurenho Libertad y Refundación (Libre), da presidente Xiomara Castro, ratificou o seu apoio absoluto e categórico à presidente e anunciou que acompanhará as suas decisões para manter a paz e a segurança do país face à ameaça de um golpe de Estado dos Estados Unidos, informa a Telesur.

Depois de concluir uma sessão extraordinária, o partido Libre comunicou a decisão de repelir ameaças externas que alterem a realização das eleições em 2025 e assim evitar a repetição dos acontecimentos do golpe de ERstado de 28 de junho de 2009 contra o ex-presidente Manuel Zelaya.

O comunicado, lido pelo vice-chanceler hondurenho, Gerardo Torres, denunciou as declarações intervencionistas da embaixadora norte-americana Laura Dogu e de militares reformados que “conspiram para um novo golpe de Estado” no país centro-americano.

O partido no poder convocou uma grande mobilização na capital hondurenha para o dia 15 de setembro, no âmbito dos eventos comemorativos dos 203 anos da independência de Honduras do império espanhol.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário