domingo, 8 de setembro de 2024

Moraes encaminha inquérito das Fake News à PGR, diz Elio Gaspari

O inquérito das Fake News ocorria sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – Foto: Reprodução

 O inquérito das fake news, há 2.000 dias sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode estar perto de um desfecho. O magistrado, segundo informações de Elio Gaspari, decidiu encaminhar o caso para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que agora ficará a cargo de determinar o futuro dos investigados.

Com essa transferência, o ministro se desvincula do processo, passando a responsabilidade ao procurador Paulo Gonet.

Essa movimentação ocorre em um momento importante para o Judiciário, com a abertura da disputa por duas vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os nomes dos escolhidos para essas vagas sairão de duas listas tríplices. A disputa conta com o apoio de pelo menos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cada um com seus candidatos favoritos.

Entre os concorrentes está o desembargador Ney Bello, do Maranhão, que chegou a ser indicado por Jair Bolsonaro no governo passado. No entanto, sua nomeação foi vetada pelo ministro Kassio Nunes Marques. Esse episódio gerou um desentendimento entre Gilmar Mendes, padrinho de Bello, e Bolsonaro, mostrando como as articulações políticas influenciam as decisões judiciais.

Fonte: DCM com informações do jornalista Elio Gaspari

Nenhum comentário:

Postar um comentário