quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Lula reafirma compromisso de alfabetizar pelo menos 80% das crianças na idade correta até 2030

 

A declaração foi feita durante uma cerimônia que homenageou as escolas que atingiram a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quarta-feira (4) o compromisso de alfabetizar ao menos 80% das crianças brasileiras na idade correta até 2030. Durante uma cerimônia que homenageou as escolas que atingiram a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Lula ressaltou a importância da colaboração com governadores e prefeitos para atingir essa meta. Atualmente, 56% das crianças estão alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental.

“Nós descobrimos que milhões de crianças no segundo ano de escola fundamental ainda estão analfabetas, e nós fizemos um pacto com governadores, com prefeitos [em busca dos 80%]”, disse.

O Ideb, criado em 2007 durante o segundo mandato de Lula, mede a qualidade da educação nas escolas públicas. Na edição de 2023, 21 escolas obtiveram a nota máxima, todas na região Nordeste. O Ceará se destacou com 15 instituições, seguido por Alagoas com cinco e Pernambuco com uma.

“Eu queria dizer o que vocês simbolizam para mim, o prazer de serem escolas do Nordeste. Uma das coisas que me agoniaram a vida inteira era ler o jornal em São Paulo ou ver televisão e tudo que tinha na educação de ruim, o Nordeste era o primeiro colocado”, afirmou Lula. “O Nordeste hoje não é mais símbolo do atraso.”

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário