terça-feira, 10 de setembro de 2024

Lula: 'Deus queira que a Kamala Harris ganhe eleição nos EUA'

 

Disputa pela presidência norte-americana está cada vez mais apertada, de acordo com a pesquisa mais recente

Lula e Kamala Harris (Foto: Ricardo Stuckert / PR I Carlos Barria / Reuters )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou apoio à candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, na disputa contra o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano). "Deus queira que a Kamala ganhe as eleições nos EUA", disse o chefe de Estado brasileiro em reunião com lideranças governistas da Câmara, segundo relatos feitos à CNN Brasil e publicados no blog de Basília Rodrigues.

Uma pesquisa divulgada no domingo (8) pelo jornal The New York Times mostrou um empate técnico entre os dois candidatos. O republicano obteve 48% dos votos, contra 47% da democrata. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Político da extrema-direita, Trump é aliado do bolsonarismo no Brasil e chegou a tentar um golpe de Estado nos EUA, em janeiro de 2021, quando seus apoiadores invadiram o Legislativo norte-americano, acusando o sistema eleitoral de ser fraudulento.

Na última sexta-feira (6), a Justiça dos Estados Unidos adiou a audiência que definirá a sentença imposta a Trump, condenado por fraude ao comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels. A sessão, que estava marcada para setembro, foi remarcada para 26 de novembro. A eleição presidencial dos EUA está prevista para 5 de novembro.

Vice do atual presidente dos EUA, Joe Biden (Partido Democrata), Kamala Harris foi a primeira procuradora-geral negra da Califórnia, estado onde nasceu. Ela é filha de Shyamala Gopalan, uma cientista e pesquisadora indiana. O pai da candidata, Donald J. Harris, é jamaicano e professor aposentado da Stanford University.

Os dois candidatos à Casa Branca se enfrentam nesta terça-feira (10) em um debate realizado pela emissora norte-americana ABC News, às 22h (horário de Brasília).

Fonte: Blog da Basília Rodrigues na CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário