quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Haddad buscará investimentos na Climate Week NYC para consolidar o Brasil como referência em sustentabilidade

 

A Climate Week NYC reúne líderes empresariais, formuladores de políticas públicas, autoridades locais e representantes da sociedade civil

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante encontro do G20, em São Paulo 29/02/2024 REUTERS/Carla Carniel (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

Na semana de 23 de setembro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), terá uma agenda própria em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Com foco na promoção da transição verde do Brasil, o ministro busca atrair investimentos e consolidar o país como referência em sustentabilidade e inovação ambiental, segundo o Metrópoles. Haddad também acompanhará parte da agenda do presidente Lula (PT).

A presença do ministro em Nova York coincide com a Climate Week NYC (Semana do Clima), evento paralelo à Assembleia Geral da ONU que reúne líderes empresariais, formuladores de políticas públicas, autoridades locais e representantes da sociedade civil para discutir ações climáticas. O objetivo de Haddad é apresentar os avanços do Brasil em sustentabilidade, com destaque para o Tropical Forest Finance Facility (TFFF), um programa de pagamento por serviços ambientais que visa proteger as florestas tropicais e incentivar práticas ecológicas.

Durante a semana, o ministro destacará resultados em áreas estratégicas como o mercado de carbono, taxonomia verde — sistema que classifica atividades econômicas sustentáveis —, o programa EcoInvest e o marco legal para o hidrogênio de baixa emissão de carbono. Esses esforços são parte de uma estratégia mais ampla do governo para posicionar o Brasil como um líder na transição para uma economia de baixo carbono.

Outro ponto de destaque será a apresentação dos títulos soberanos verdes, instrumentos financeiros que visam captar recursos para projetos sustentáveis. Esses avanços refletem o comprometimento do governo com a agenda climática global e com a atração de novos investimentos que impulsionem o desenvolvimento econômico sustentável do país.

A semana da Assembleia Geral da ONU reunirá delegações de 150 países em Nova York, em um encontro marcado por um forte esquema de segurança. A expectativa é que a participação de Haddad e de outros líderes reforce o compromisso do Brasil com a ação climática e a proteção ambiental, mostrando que o país está preparado para liderar iniciativas de transição ecológica em escala global.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário