Somente no ano passado, os gastos com apostas online somaram mais de R$ 50 bilhões
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, apresentou na quarta-feira (11) um projeto de lei para proibir a publicidade e divulgação de empresas de apostas e produtos relacionados a jogos de azar, incluindo aqueles previstos na Lei das Bets.
“A nosso ver, a vedação das ações de comunicação, publicidade e marketing relacionadas às loterias de apostas de quota fixa é essencial para reduzir a exposição da população a conteúdos que podem induzir ao comportamento de risco”, afirmou Gleisi.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) também apresentou uma proposta semelhante, o PL 3511/2024. Para ele, o crescimento das bets no Brasil foi impulsionado por uma avalanche de propagandas.
“As casas de apostas, conhecidas como bets, invadiram o país nos últimos tempos. E se transformaram em problema em vários aspectos, pois já criou uma legião de viciados, arruinando financeiramente famílias e adoecendo apostadores”, disse o parlamentar.
Somente no ano passado, os gastos com apostas online somaram mais de R$ 50 bilhões. Gleisi ainda apontou que, no período entre julho de 2023 e julho de 2024, esse montante saltou para mais de R$ 68 bilhões, com perdas estimadas em cerca de R$ 24 bilhões.
A presidente do PT ressaltou ainda que o projeto busca alinhar as práticas do mercado com princípios de responsabilidade social, visando proteger os consumidores mais vulneráveis.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, o número de apostadores no Brasil atingiu 52 milhões nos últimos cinco anos, com 79% pertencendo às classes C, D e E. Entre os entrevistados, 45% reconheceram ter sofrido prejuízos financeiros devido às apostas, enquanto 37% admitiram usar dinheiro que seria destinado a despesas essenciais para apostar online.
Fonte: Brasil 247
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