Operações 'de pequena escala' na região da fronteira com o Líbano já podem ter começado, segundo autoridades dos EUA
Um soldado israelense passa por um tanque perto da fronteira de Israel com o Líbano, norte de Israel (Foto: REUTERS/Ammar Awad)
A emissora ABC News afirmou, citando autoridades dos EUA, que operações terrestres de pequena escala de Israel no Líbano já podem ter começado.
Segundo o canal, operações 'de pequena escala' no Líbano, com o objetivo de destruir as posições do movimento libanês Hezbollah bem na fronteira, já começaram ou começarão em breve.
As autoridades informaram ao canal que, aparentemente, Israel ainda não tomou uma decisão final sobre a operação terrestre, mas já está preparado para isso.
De acordo com esses oficiais, a escala da operação, se for iniciada, será limitada. O objetivo principal, segundo eles, será o retorno dos moradores deslocados do norte de Israel para suas casas. No entanto, para alcançar esse objetivo, argumentam que a eliminação do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, não será suficiente.
Anteriormente, o Hezbollah confirmou a morte do secretário-geral Hassan Nasrallah, em consequência de um ataque aéreo israelense no subúrbio sul de Beirute.
Desde a semana passada, a Força Aérea israelense tem realizado ataques massivos contra alvos do Hezbollah em várias partes do Líbano. Vários ataques aéreos de precisão também foram registrados em Beirute, matando comandantes de alto escalão do Hezbollah. Até o momento, o exército israelense relatou ataques a vários milhares de alvos do Hezbollah. Observadores notam que Israel não atacava o Hezbollah com tamanha intensidade desde a Segunda Guerra do Líbano, em 2006.
Mais de 90.000 pessoas já foram forçadas a deixar suas casas no sul do Líbano devido à escalada do conflito com Israel, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).
O Hezbollah tem respondido com disparos de foguetes, principalmente no norte de Israel, mas o alcance dos ataques aumentou significativamente nos últimos dias. Assentamentos israelenses enfrentam dezenas de ataques diários, durante os quais edifícios residenciais são ocasionalmente atingidos, resultando em feridos. Em particular, um míssil foi lançado na região de Tel Aviv, mas foi interceptado pelos sistemas de defesa aérea.
Fonte: Brasil 247 com informações da Sputnik
Nenhum comentário:
Postar um comentário