Diante do povo mexicano, da presidente eleita Claudia Sheinbaum e de outras autoridades, López Obrador apresentou conquistas de seu governo
Diante de centenas de milhares de pessoas que lotaram a Praça El Zócalo na Cidade do México, o presidente Andrés Manuel López Obrador apresentou neste domingo (1) o sexto e último relatório de gestão, ocasião em que destacou que seu governo tirou da pobreza mais de 5,1 milhões de mexicanos, informa a Telesur.
O presidengte mexicano, no encerramento de seu mandato dedicou as suas primeiras palavras ao povo do México, "herdeiro de civilizações que floresceram muito antes da chegada dos invasores europeus (...) Graças às raízes destas culturas pré-hispânicas, a grande maioria dos mexicanos hoje são trabalhadores, solidários e honestos."
Obrador disse que durante a transformação abrangente do sistema governamental promovida pela Quarta Transformação, os valores morais, culturais e espirituais foram fortalecidos. Foi lançado ium sistema de governo centrado no povo, nos setores mais humildes, com extrema austeridade e contrário à corrupção.
Assegurou que durante os mandatos de seis anos de Felipe Calderón (2006-2012) e Enrique Peña Nieto (2012-2018) 100 mil mexicanos ficaram mais pobres a cada mês. Durante o seu Governo, graças à aplicação de políticas públicas, 100.000 cidadãos saíram da pobreza todos os meses e, no total, 5.100.000 pessoas (5,6 por cento da população) deixaram para trás essa condição , embora o Banco Mundial estimasse que eram 9,5 milhões de pessoas.
O salário mínimo aumentou mais de 100% em termos reais. As pensões dos idosos foram aumentadas e uma política pública permite apoio financeiro a 1.482.000 pessoas com deficiência.
Salientou que o seu Governo concedeu 10.878.500 bolsas de estudo a alunos do ensino pré-escolar, primário e secundário. 1.032.895 estudantes universitários de famílias pobres receberam bolsas de estudo.
Uma política de justiça foi estabelecida com os povos originários. Ele exemplificou com o povo Yaqui, a quem foram devolvidos 45 mil hectares de terra e água.
Durante o seu mandato, disse, conseguiu reformar ao máximo a Constituição e promover leis para travar a política antipopular e corrupta que tinha sido imposta e legalizada pelo predomínio de um poder oligárquico com aparência de democracia.
Explicou que até fevereiro passado o seu Governo enviou um total de 20 reformas ao Congresso para restaurar o caráter revolucionário e popular da Carta Magna e beneficiar os humildes em vez das classes ricas e privilegiadas .
Ele também se referiu à história política única do país. Falou dos Pais da Nação e dos seus heróis da independência: Hidalgo y Morelos, Benito Juárez, Francisco Villa, Emiliano Zapata, Francisco y Madero e Lázaro Cárdenas. Assegurou que eles formavam a ideologia humanista do seu governo.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário