quarta-feira, 18 de setembro de 2024

“Dinheiro sai da saúde e da educação e vai para a Faria Lima”, diz Gleisi após decisão do Copom

 

Banco Central elevou a taxa básica de juros pela primeira vez no governo Lula nesta quarta-feira

Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, considerou nesta quarta-feira (18) a decisão do Copom do Banco Central de elevar a taxa básica de juros para 10,75% como injustificável, especialmente à luz dos indicadores positivos de inflação.4o

"No dia em que EUA cortam 0,5 ponto nos juros, tendência mundial, BC do Brasil sobe taxa para 10,75%. Além de prejudicar a economia, vai custar mais R$ 15 bi na dívida pública. Dinheiro que sai de educação, saúde, meio ambiente para os cofres da Faria Lima. Não temos inflação que justifique isso!", escreveu Gleisi no Bluesky. 

O Copom decidiu nesta quarta-feira pelo aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, em decisão unânime do órgão do Banco Central. Com isso, a Selic subiu para 10,75%. Foi o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O mercado espera que taxa continue subindo até atingir 11,50% ao ano em janeiro. De acordo com estimativas de analistas, a partir de julho do ano que vem, a taxa começará a recuar, terminando 2025 em 10,50% ao ano.

O Fed dos Estados Unidos anunciou um corte de 50 pontos-base em seus juros, para a faixa de 4,75% a 5,00%, ainda que boa parte do mercado e dos economistas esperassem por uma redução menor, de apenas 25 pontos-base.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário