Líder do centrão confia em reversão da inelegibilidade do ex-mandatário
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais nomes do centrão, expressou sua confiança de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá se candidatar novamente ao Palácio do Planalto em 2026, apesar da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Todo mundo acha que o Bolsonaro vai ser candidato", afirmou Ciro, que acredita que a situação poderá ser revertida seja pelo Judiciário ou por meio de uma anistia aprovada pelo Congresso.
“Ele vai ser nosso candidato em 2026, se Deus quiser. O próprio processo de anistia é uma opção. E o recurso no TSE, que pode habilitá-lo. As pessoas não vão entender que uma pessoa fica inelegível na reunião com embaixador. Todo mundo acha que o Bolsonaro vai ser candidato. O próprio TSE vai ser compelido a rever essa posição”, disse o presidente do PP em entrevista à Folha de S. Paulo.
Questionado sobre a inelegibilidade de Bolsonaro, o senador declarou que o ex-mandatário não tem qualquer relação com os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado e que se o os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não reverem a inelegibilidade de Bolsonaro o impeachment de ministros da Corte deverá ser a “grande pauta” para a eleição do Senado em 2026.
“Tenho alertado que, se eles [os ministros do STF] não diminuírem esse excesso de protagonismo, se não encerrarem esse inquérito [das fake news], essa situação [será] a grande pauta da eleição para o Senado. Vai ser muito ruim. Espero que não aconteça. Ninguém vai se eleger senador, fora do Nordeste, sem se manifestar por conta do impeachment. Vai ser uma loucura, você não tem ideia do que vai acontecer”, afirmou Cir Nogueira.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário