sábado, 21 de setembro de 2024

Candidata do Novo em SP propõe trocar ônibus por Uber na periferia: “Não faz sentido”

 

Marina Helena (Novo), candidata à Prefeitura de São Paulo. Foto: Bruno Santos/Reprodução

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena (Novo), afirmou na quinta-feira (19) que, em algumas regiões, o ônibus deixou de ser a melhor solução. Durante sabatina do Estadão, a economista defendeu que a prefeitura subsidie viagens de transporte por aplicativo para passageiros que moram nas periferias.

“A cidade se espraiou tanto que, chegando lá na periferia, não faz sentido você colocar um ônibus. Às vezes vale mais a pena o governo subsidiar para a pessoa, por exemplo, poder pegar um Uber. Ou usar outro modal do que ter um ônibus ali, porque não tem passageiro suficiente, mas você tem que atender aquelas pessoas”, sugeriu a candidata do Novo.

Além disso, Marina propôs diminuir o preço da passagem de ônibus fora dos horários de pico. A medida visa incentivar que as pessoas optem por utilizar o serviço nos horários menos movimentados.

“Com isso você consegue até reduzir a frota. Hoje você precisa de uma frota enorme e o subsídio é muito alto por conta dos horários de pico. Se você pegar, você paga esse valor imenso por quatro horas que as pessoas usam o transporte. Depois você tem que ter [ônibus] ali, mas eles vêm vazios. Então, com isso, você acaba diminuindo o custo como um todo. Mas isso é feito de maneira gradual. Vai precisar ser calibrado”, afirmou.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário