quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Brasil pode perder Pantanal até o fim do século se secas e queimadas persistirem, diz Marina Silva

 

A ministra falou sobre a atuação do governo federal para conter as queimadas que atingem a maior parte do Brasil

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (4) que o Brasil pode perder o Pantanal até o fim deste século caso o mundo não consiga reverter o aquecimento global, informa o G1. Marina participou de uma sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado para falar sobre as secas e queimadas prolongadas que atingem a maior parte do Brasil, incluindo a Amazônia e o Pantanal.

"Segundo os pesquisadores, se continuar o mesmo fenômeno em relação ao Pantanal, o diagnóstico é de que poderemos perder o Pantanal até o final do século. Isso tem um nome: baixa precipitação, alto processo de evapotranspiração, não conseguindo alcançar a cota de cheia, nem dos rios nem da planície alagada", explicou a ministra.

"E portanto, a cada ano se vai perdendo cobertura vegetal. Seja em função de desmatamento ou de queimadas. Você prejudica toda a bacia e assim, segundo eles [pesquisadores], até o final do século nós poderemos perder a maior planície alagada do planeta", continuou.

Marina também falou sobre os esforços do governo federal para conter as queimadas. Segundo ela, o trabalho feito desde janeiro de 2023 evitou uma “situação totalmente incontrolável”. "Eu diria que o esforço que está sendo feito nesse momento é de tentar 'empatar o jogo', com essas condições totalmente desfavoráveis", disse.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário