Mais de 5 milhões de quilômetros quadrados têm falta de água no Brasil
O Brasil enfrenta a pior seca desde 1950, informou nesta quarta-feira (4) o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Mais de 5 milhões de quilômetros quadrados têm falta de água no Brasil. O número representa 58% do território nacional, de acordo com o Cemaden, que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Informações divulgadas pelo Cemaden indicam que 3.978 cidades brasileiras apresentavam algum nível de seca, sendo que 201 delas estavam em situação extrema, o pior nível registrado. O estado com o maior número de municípios nessa condição era São Paulo (82), seguido por Minas Gerais (52) e Mato Grosso (24). O número de cidades afetadas pode chegar a 4.583 neste mês, complementou o Cemaden.
Para fazer as estimativas, o Cemaden utilizou o Índice de Precipitação Padronizado de Evapotranspiração (SPEI, na sigla em inglês). Com o uso desse índice, os analistas consideram tanto a quantidade de chuva que cai quanto a água liberada pela evaporação e transpiração das plantas.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário